Tech Volts Energia Solar

O que é microinversor solar e como ele funciona?

energia solar

Você sabe o que é microinversor solar? Com a crescente popularidade dos módulos fotovoltaicos em diferentes projetos, novas tecnologias e soluções eficientes são desenvolvidas para potencializar o funcionamento desses sistemas.

É nesse cenário que o microinversor solar surge tornando-se uma alternativa aos conhecidos inversores já conectados aos painéis.

Para tirar as dúvidas de muitos — incluindo as suas —, preparamos este artigo respondendo sobre os pontos mais importantes do tema.

Acompanhe!

O que é microinversor solar?

O microinversor é a versão miniatura do inversor tradicional que emprega a tecnologia de MLPE (Module-Level Power Electronics, ou Eletrônica de Potência em Nível de Módulo, em português).

Atualmente, os sistemas fotovoltaicos que usam MLPE são, em sua maioria, constituídos por otimizadores de potência e microinversores.

A calibragem dos dispositivos é realizada visando a operação coordenada com painéis solares individuais, enquanto a configuração convencional engloba vários módulos solares.

Assim como os inversores centrais do tipo string, a versão micro transforma a corrente contínua (CC) gerada pelos módulos solares em corrente alternada (CA). Normalmente, os aparelhos são posicionados sob os painéis fotovoltaicos durante a instalação.

Quais são as diferenças entre inversor e microinversor solar?

A principal distinção entre o inversor convencional e o microinversor solar é a construção de cada um. Enquanto o primeiro é topologia String e opera diversos módulos, o segundo age de maneira independente em cada módulo fotovoltaico.

Vamos exemplificar? Pense em um sistema fotovoltaico instalado com 5 módulos sendo que um deles está desgastado pelo tempo. Usando o inversor convencional, toda a cadeia será prejudicada por esse único módulo danificado, visto que ele é ligado em série.

diferenças entre inversor e microinversor solar

Com o microinversor solar, o problema não existe. Os módulos são ligados individualmente, possibilitando a operação de cada uma na potência máxima. Por isso, um módulo não afetaria toda a cadeia.

Como o microinversor solar é utilizado

Como o microinversor solar é utilizado?

Nos ambientes residenciais, os microinversores permitem instalar sistemas de energia solar em telhados sujeitos a sombreamento parcial. Isso otimiza a efetividade individual dos módulos, e os dispositivos garantem a produção energética máxima mesmo em condições adversas.

Já em contextos comerciais e industriais, eles possibilitam a monitorização minuciosa do desempenho de cada módulo. A capacidade de análise granular simplifica a identificação e a resolução de eventuais falhas, assegurando a eficiência contínua do sistema.

Por fim, em projetos de grande escala, como instalações de múltiplos pontos de conexão à rede, os microinversores se destacam pela sua flexibilidade e pela sua escalabilidade. Eles se adaptam com maior facilidade às necessidades específicas de cada empreendimento, contribuindo para uma transição mais suave para a energia solar.

Pontos positivos do microinversor solar

Quando falamos das vantagens do microinversor solar para o projeto, segurança e modularidade são palavras-chave. A seguir, mostraremos os benefícios oferecidos pelo dispositivo.

Sombras não são problemas

A primeira vantagem é enfrentar sombreamentos parciais. Como citamos, cada módulo solar integrado ao seu próprio microinversor opera de modo independente.

Ou seja, a independência operacional garante o desempenho da placa fotovoltaica sombreada sem prejudicar a produtividade dos demais painéis solares.

Possibilidade de monitoramento remoto

O microinversor também proporciona um monitoramento remoto aprimorado a nível individual. Tal capacidade permite a checagem rápida e precisa de qualquer problema futuro.

Mais segurança

Ao converter CC/CA imediatamente na saída de cada módulo fotovoltaico, o dispositivo não apenas otimiza a eficácia do sistema como simplifica de modo significativo os requisitos de segurança. Um risco de grande importância a ser minimizado é quando se trabalha com a tensão CC de apenas dois módulos por micro, diminuindo assim o risco na manutenção desde o sistema até o eletricista.

Com a conversão ocorrendo diretamente no nível dos módulos, a instalação das proteções de corrente alternada se torna a única necessidade. Em muitos casos, ela pode ser realizada de maneira conveniente no próprio quadro de disjuntores da residência.

Instalação simples

Por fim, a versatilidade dos microinversores solar também traz bons resultados no quesito “facilidade de instalação” no sistema de rede. Não existem restrições específicas em relação à orientação dos módulos.

Essa flexibilidade permite a integração variada de configurações de sistemas fotovoltaicos adaptando-se às características específicas do local. Isso torna a instalação dos microinversores mais simples como uma solução acessível e prontamente aplicável para a adoção de energia solar residencial e comercial.

Entre em contato com a Tech Volts Energia Solar e descubra como instalar seu sistema fotovoltaico hoje mesmo! Faça parte da revolução solar e comece a economizar agora!

Ficou com alguma dúvida com relação ao assunto? Fale conosco.

Visite nosso site, consulte nossos serviços e solicite um orçamento.

Nosso diferencial está em desenvolver projetos com custo justo e reduzido prazo de entrega para nossos clientes.

De cara nova! Conheça as novidades do nosso novo blog

www.solar.tech-volts.com.br

#Tech-volts Energia Solar – Energia é nosso maior ativo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fale Conosco
Olá, precisa de Ajuda?
Tech Volts Energia Solar
Olá👋
Como eu posso te ajudar?